quinta-feira, 10 de julho de 2014

Debates online ao vivo sobre humor e quadrinhos com temas autorais

No dia 18 de julho, a partir das 18:30 horas, acontece a primeira seção de debates no site Neorama dos Quadrinhos.

3 convidados falarão 40 minutos cada (18:30, 19:30 e 20:30, hora de Brasília) sobre temas ligados ao ideário dos quadrinhos autorais, humor e cinema de animação, com perguntas encaminhadas ao vivo, por ICQ, por FacePopular e/ou por e-mail [os contatos serão indicados na hora do evento].

Pela ordem

a) Edilaine Correa, pesquisadora da PUC São Paulo, sobre seu trabalho com o tema Charges Anticlericais de Aluísio Azevedo, >>>disponível online, em PDF<<<:
As pessoas devem ler ANTES para 'chegar' com perguntas apropriadas.

b) Lautaro Ortiz, editor da nova versão da revista Fierro argentina, e mãe da versão brasileira, da editora Zarabatana, e o responsável por selecionar as tiras que o governo argentino dispsonibiliza através da TÉLAM (chamado Historietas Nacionales) para que qualquer jornal, grande ou pequeno, possa manter a forte ligação entre seus autores e o público nacional.
Na opinião do organizador do evento, Marko Ajdarić, a Fierro é a melhor publicação coletiva de quadrinhos em publicação atualmente nas Américas.

Sugerimos que entre os temas das perguntas estejam os autores da Fierro, a interface com o Brasil e os alcances da iniciativa do governo argentino.

Links para este bloco:

Revista Fierro
Editora Zarabatana
Historietas Nacionales


c) O cineasta Lancast Mota, nascido no Ceará e largamente gaúcho, atualmente trabalhando na Mauricio de Sousa Produções, diretor da melhor 'comicografia' jamais feita no mundo sobre um quadrinhista, sobre o mestre brasileiro Canini e um dos animadores brasileiros autônomos que conseguem furar o cerco das multinacionaisna televisão, com o seriado Anabel.

Links/temas para este bloco:

a) Kactus Canini Kid, uma Graficobioanimada
b) 'As Cobras', curta dele e de Otto Guerra, na adaptação das tiras de Luis Fernando Verissimo


c) Anabel (podem [e devem] visualizar outros episódios, também)

Nos intervalos, haverá a apresentação do novo livro de Marko Ajdarić, Histórias em Quadrinhas 1, um pequeno trabalho de jornalismo com humor, no qual são apresentados 32 autores e séries da Nona Arte que são menos vistos do que mereciam, ou continuam inéditos no Brasil.

A janela para envio das perguntas e a tela com o debate ao vivo estarão no http://www.neorama.com.br/

As perguntas podem ser encaminhadas emn castelhano, italiano, serbo-croata, francês, inglês e português, mas serão respondidas em português. No caso do nosso convidado argentino, haverá a tradução de termos que não sejam facilmente identificáveis.

As perguntas serão moderadas: embora não haja censura, o objetivo é não sair dos temas propostos*


Dia 25




Dia 1o de agosto

Você já pode se programar aqui













*imaginem que alguém queira forçar a barra para que o Fausto Longo fale de um dos candidatos ao governo de São Paulo, com o qual ele convive a longo tempo, por exemplo, ou que perguntem ao Lautaro se ele gostou dos 7 X 1, etc

2 comentários: